UMA POETISA CRISTÃ





Este mês de janeiro, o Ministério Susana Wesley relata histórias de mulheres notáveis e que não são, muitas vezes, conhecidas por nós, das quais devemos ter orgulho e nos inspirar nas suas histórias de vida.

É o caso de Myrtes Mathias cuja arte falou do amor de Cristo por nós.

Saiba um pouco sobre a história desta grande mulher!

Biografia resumida de MIRTES MATIAS ANTONIO, ou Myrtes Mathias (imagem: www.poesiaevangelica.blogspot.com) foi uma das mais notáveis poetisas evangélicas do Brasil. Nasceu em Valença, Rio de Janeiro, a 08.02.1933 ou 12.01.1933 (Há controvérsias). Fez seus primeiros estudos em sua terra natal, na Escola Rural, dirigida por sua mãe e aprendeu a ler com cinco anos de idade. 

Deslocou-se para outros centros culturais, onde também estudou. Foi Professora, Escritora, Pesquisadora, Intelectual, Educadora, Oradora, Missionária Batista e autora de literatura infantil. Em 1966, com 33 anos de idade, formou-se em teologia. Chegou a atuar, como missionária, em Tocantínia (TO), mas por problemas de saúde não pode permanecer no campo. Seus poemas mostram que continuou empolgada com missões.

Assim, em 1966, atendendo ao convite do Pastor David Gomes, foi trabalhar na sede de Missões Nacionais, como redatora da revista A PÁTRIA PARA CRISTO, onde publicava seus poemas e textos conclamando a todos para atuar na obra missionária. 

Em 1988 tornou-se imortal – a primeira mulher na Academia Evangélica de Letras, tendo escrito aproximadamente 19 livros entre poemas, crônicas, romances e histórias infantis. Foi 2º ocupante da Cadeira nº 01 da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Escreveu, entre outros, “POEMAS PARA MEU SENHOR” (1967), “HÁ UM DEUS EM TUA VIDA”, “COMPRA-ME UMA FLOR”, “BOM DIA, AMOR”, “VIM FICAR CONTIGO”, “CAMINHOS DE DEUS”, “MAIS QUE UM DESAFIO”, “CANTA, MESMO QUANDO...”, “MENINA SEM NOME” (1972) e “ANTES QUE CAIAM AS ESTRELAS” (ROMANCE-1972). Colaborou em jornais e revistas, tais como O JORNAL BATISTA e as revistas A PÁTRIA PARA CRISTO e VISÃO MISSIONÁRIA, entre outras.

Já aposentada, continuou indo à sede de Missões Nacionais e numa máquina de escrever antiga, registrava seus novos poemas, deixando sua marca de grande poetisa evangélica do Brasil, emocionando a todos com seus versos inspirados. Mortes Mathias faleceu em 05.07.1996, e sua última poesia TODOS PRECISAM SABER inspirou a letra do hino oficial da Campanha Missionária daquele ano.

Fontes: 
http://cristocentrado.blogspot.com.br/2011/10/myrtes-mathias.html
http://olhaioliriodocampo.blogspot.com.br/2012/03/um-poema-de-myrtes-mathias.html

Dona Myrtes entendeu que sua arte poderia ser um lindo instrumento para anunciar o Cristo, não hesitou em usar sua habilidade para escrever lindos poemas que não só mostravam sua sensibilidade, mas também seu amor e seu desejo de cumprir sua missão.

Existe uma beleza em servir a Cristo e esta precisa ser anunciada de todas as formas, por meio de todos os instrumentos.

Que nasçam mais poetas, poetisas, escritores e escritoras que utilizem da arte de sentir com as palavras o quanto é belo ser de CRISTO!

Um dos seus mais lindos poemas




CONTRIÇÃO

"E, quando Ele me mandou
olhar os lírios do campo
e as aves do céu,
Julguei a sua ordem mesquinha.
Que poderia haver
entre mim e a avezinha
para tomá-la como exemplo?

E, cheia de soberba,
construí um templo
que lhe ofendia.

Busquei a glória que não vinha dEle,
até descobrir
ser íngreme descida
o que julgava ascenção.
Senti-me perdida
e, só então, lembrei sua ordem.

Voltei-me para as aves do céu,
tão livres,
donas da amplidão.
E eu?
Presa ao tempo, ao espaço
e ás lembranças tristes,
nada era,
nada tinha
a não ser a graça de clamar:
-Piedade, Senhor, piedade
porque sou muito menos
que uma avezinha"...

(Myrtes Mathias) no livro - Poemas para meu Senhor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cuidado com a família