O cuidado com a família



A família é apontada por muitas pessoas como o mais importante, o bem mais valioso, essa resposta é natural uma vez que é no convívio com a família que aprendemos e praticamos a amizade, fraternidade, misericórdia, companheirismo, o amor sacrificial, a obediência, a lealdade, a cooperação, os valores morais, a paciência, aprendemos a controlar a ira e a compartilhar, mas como explicar algo avaliado como valioso ser tão atacado e negligenciado.

Podemos considerar a critica a família tradicional pai, mãe e filhos, as novas configurações de família, a ideologia de gênero, as novas formas de união civil como ataques direto a família, mas nada tem causado mais danos do que a negligência.

A família é como uma cidade antiga fortificada com grandes e poderosas muralhas. Os inimigos não conseguem facilmente entrar e sitiar a cidade e os poucos que conseguem transpassar as muralhas são rapidamente neutralizados causando poucos danos, mas não é assim com a negligência.
A negligencia é uma ataque de dentro para fora é como abrir as portas da cidade e convidar os inimigos para jantar, é entregar o "ouro para o bandido" sem a menor resistência.

A responsabilidade com a família geralmente parte do casal, que devem cooperar um com os outro e cuidar da manutenção da casa, do cuidado e educação dos filhos, independente se é um lar cristão ou não, essas responsabilidades são comuns.
Quando a família é cristã ou tem pelo menos um dos seus membros salvo, essa situação muda e as responsabilidades são potencializadas. uma vez que a família é o pilar da sociedade, não um, mas o pilar da sociedade, é a partir da família que se desenvolve um povo, uma nação, uma igreja.

O cuidado com a família é dever de todos os seus membros, em Efésios 5 e 6 o Apóstolo Paulo fala sobre a plenitude do Espirito Santo (5:18), sobre ser sujeitos uns aos outros(5:21) sobre esposas (5: 22), maridos (5:25), pais (6:1-3) e filhos (6:4).
Quando a família é cristã a responsabilidade de cuidar, proteger e exercer autoridade espiritual é do pai, quando isto não é possível a responsabilidade é passada para o cristão, ele/ela é o responsável em exercer autoridade espiritual, em evangelizar sua família, ser voz de Deus em sua casa, independente se é o filho mais novo ou a esposa "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz"  1 Pedro 2:9


É no seio familiar que a fé e os valores da Palavra de Deus são passados e praticados e assim se perpetuam na sociedade, não é uma ato isolado em si, é como uma explosão poderosa !
Por esta causa a sociedade esta comprometida, por que a família está comprometida, infelizmente a maioria das famílias da igreja estão comprometidas, e a responsabilidade pesa nos ombros dos pais e mães.

O mundo cada vez mais competitivo tem tirado de pais e mães tempo e disponibilidade, na busca "pelas demais coisas" (MT 6:36) o trabalho tem consumido mães e pais, maridos e esposas, e gerado crianças sem referência e casais distantes, o trabalho é uma benção, mas ele tem servido de álibi para a negligência e descuido com a família. O mesmo acontece com o ministério homens e mulheres tem gastado a sua vida no Reino as custas de suas famílias, isto é pecado!

Leia 1 Timóteo 5:8 "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." Nenhum sucesso profissional ou ministerial vale a sua família.

Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir... Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor". Josué 24:15


Pais e mães
Tenha tempo para seus filhos, Salmos 127: 3 diz "Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão."  Galardão significa recompensa por serviços valiosos, a sua criança vai crescer e quando você ver o adulto lindo que sua criança se tornou vai valer a pena o trabalho de uma vida inteira.
Filhos em crise de fé ou afastados.
Em primeiro lugar reconheça a condição do seu filho. Muitas vezes suavizamos a situação e isso só atrapalha e trás mais sofrimento, seu filho deve ouvir de você com amor e firmeza que está errando o alvo. Ore apresente diariamente a Deus em oração e espere como o Pai do Filho Pródigo (Lc 15).
Marido/ Esposa
Seu ministério é sua familia. Ser pai e mãe é uma vocação. Abrace as verdades bílicas sobre o matrimônio, paternidade e maternidade. A responsabilidade é imensa. " A quem muito é dado, muito será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido. Lucas 12:48
Aos maridos/esposas que o conjugue não é cristão.
Não veja o seu marido/esposa somente como seu companheiro, mas antes de tudo como um pecador igual a você, só que ainda perdido sem Salvação. Essa forma de ver não vai diminuir suas dificuldades mas vai aumentar em você o exercício da misericórdia. "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia." Mateus 5:7
Filhos
Aos filhos Deus deu apenas um mandamento: Honra teu pai e tua mãe (Ef 6:23), é uma ordem, não é para honrar somente quando eles são bons, mas também quando te decepcionam.  
Aos filhos que os pais não são cristãos
A ordem é a mesma honre-os. Você é sal e luz. Viva de forma que seus pais vejam a Luz de Cristo em sua vida.



Sua família é sua responsabilidade é a construção do seu legado, lute por ela!




Por Fernanda Cruz






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog