DEPENDÊNCIA EMOCIONAL, TALVEZ 
SEJA ESSE O SEU PROBLEMA!


A queda do homem, ou seja, a relação interrompida entre Deus e o Homem deturpou por completo o seu caráter, sua a mente e a sua vontade. No momento em que o homem se afastou de Deus, todos os problemas da humanidade tiveram origem. Desta forma, todos nós estamos vulneráveis a problemas emocionais, por menores que sejam! Sim, todos nós carregamos marcas e feridas em nossas almas que refletem no nosso eu e nas nossas relações.
Se analisarmos com muita atenção, vamos concluir que muitos de nós estamos presos à dependência emocional, que é na verdade um estado no qual a pessoa se sente completamente "preso (a)" a outra pessoa sem a qual pensamos não conseguir nos sentir seguros ou até mesmo vivos. Essa prisão causa angústia, depressão e solidão. O primeiro sinal da dependência emocional aponta para a necessidade da atenção e presença constante de outra pessoa para se sentir bem, para se sentir pleno (a). Esse é um dos motivos que promovem relações tóxicas e o Ministério Susana Wesley objetiva criar um alerta para quem tiver interesse neste tema. 
Veja este relato real descrito pela psicóloga Ane Caroline Janiro...

“Ela é bonita, inteligente, mas não consegue ser feliz sozinha. Está em um relacionamento destrutivo, faz de tudo pelo parceiro, se anula, se esgota por ele, mendiga atos de amor por parte dele. Não acredita em suas próprias capacidades, precisa da constante aprovação do companheiro e das outras pessoas, é insegura, sente ciúmes excessivamente, tem medo de ser abandonada e por isso se molda conforme a vontade alheia, se esquecendo completamente daquilo que ela realmente é. Quando seu relacionamento chega ao fim, tudo parece ser uma tempestade horrível! Passa pela fase do sofrimento quase insuportável, decide que “agora tudo será diferente” e por não acreditar em seu próprio valor, logo estará de novo envolvida com promessas de amor vagas, carícias e demonstrações de afeto não muito duradouras. Algo que, agora sim, parece ser a chave de sua felicidade, mas na verdade está em uma nova prisão. ”
A dependência emocional geralmente está relacionada a um sentimento de rejeição. Ao não se sentir amado (a) a pessoa passa a viver a vontade do outro (a) na expectativa de agradar e de se sentir aceito (a) ou aprovado (a). Essa dependência é sempre acompanhada de uma carência excessiva e que nunca é saciada, e faz com que a pessoa se mostre vulnerável e fragilizada. 
A condição de carência faz com que as pessoas sejam menos seletivas e acabam aumentando a probabilidade de fazer uma escolha errada. O que significa se envolver com pessoas com as quais não possuem afinidades verdadeiras. E por medo e insegurança, tornam-se prisioneiras da ilusão de que estar com alguém as salvarão das suas "faltas" salvará da sua carência, não consegue enxergar que ainda existe um buraco dentro de si.

De forma equivocada, vivemos uma filosofia antropocêntrica implantada em nossa sociedade que praticamente nos direciona a buscar a nossa felicidade no outro, como se isso fosse a garantia de felicidade emocional, mas não é!

Se não tivermos um relacionamento com DEUS não estaremos plenos!
Talvez esse texto te encontre exatamente nesta condição e você precisa buscar no Senhor saber quais são os motivos que te levam a se relacionar com tamanha insegurança e dependência, e assim buscar cura nessa área da sua vida. 
Deus quer que sejamos plenos e maduros, que tenhamos relacionamentos agregadores para nós e para os outros. O nosso pai quer que reconhecemos que há um poder maravilhoso na nossa relação com ele, pois ela nos capacita a nos relacionar com os outros e com nós mesmos.

Entenda qual é o seu propósito, a sua identidade e assuma suas vulnerabilidades e fragilidades diante daquele que é onisciente, onipotente e onipresente diante de todas as coisas e dependa apenas de DEUS!

Caso queira se aprofundar, veja esse vídeo abaixo e entre em contato conosco, queremos orar por você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cuidado com a família