Uma vida ocupada x Uma vida com prioridades




     Nós mulheres gostamos de exaltar nossa capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, essa capacidade de ser multitarefas e adaptável é essencialmente feminina e com a inserção da mulher no mercado de trabalho essa prática ficou ainda mais evidente,  damos conta do trabalho fora e dentro do lar, mas qual é o custo de sustentar a imagem de mulher maravilha? A exaustão. 

    Muitas mulheres sofrem por causa do cansaço físico e emocional por causa da "dupla jornada",  com os cuidados com o lar e a família e o resultado, acabamos estressadas e infelizes com a sensação de que nada está sendo feito direito, gerando um sentimento de culpa e incapacidade, assombradas por sentimentos negativos que dominam a mente: "não sou boa mãe e esposa", "não sou uma boa profissional", "não faço nada direito". 

    Nesta busca em conciliar a casa, o trabalho, estudos, realização e felicidade a mulher tem perdido a capacidade de diferenciar uma vida produtiva de uma vida ocupada. Diante desse cenário de tensão o que a Bíblia tem a dizer sobre produtividade e ocupação? 

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:38-42

    Marta era uma mulher ocupada, atarefada e sobrecarregada com seu trabalho. Ela estava fazendo a coisa certa, mas não estava satisfeita, ao contrário estava rancorosa e mal-humorada, ficou brava com Jesus que não "reconheceu" seus esforços. Essa história é tão atual, não é mesmo? Quantas vezes brigamos com os filhos, com o marido, com os colegas do trabalho, por não "reconhecerem" os nosso esforços em deixar tudo no lugar, em perfeita ordem, mas o que adianta ser uma excelente profissional, ter uma casa limpa impecável se não existe prazer e satisfação neste trabalho? 

   Lembra do nosso texto anterior, "o seu trabalho  é colaborador do amor, é para abençoar o próximo, é realizado em parceria com um Deus amoroso, que trabalha para abençoar os seus filhos", nesta perspectiva o trabalho gera felicidade. 
    Precisamos entender que esse mito da mulher multitarefas é nocivo para nossa saúde, física, emocional e espiritual, gera sofrimento e sentimentos negativos, precisamos escolher "a boa parte, a qual não lhe será tirada"a felicidade. 

    Você não é multifuncional com uma capacidade sobrenatural de levar o mundo nas costas, esse mito criado para enaltecer o feminino só gera mais opressão. 



    Uma vida produtiva é diferente, em Efésios 5:16 diz "remindo o tempo, porque os dias são maus." a palavra remir é ἐξαγοράζω (exagoradzo) significa resgate, compra, uso com sabedoria. O tempo deve ser remido, gasto com coisas realmente úteis.
Em Provérbios 31 é exatamente isso que vemos, uma mulher que sabe administrar seus bens, sua família, seu tempo é usado com eficiência! Sua vida não é uma rotina cheia de repetições, ela não faz todas as coisas descritas no texto todos os dias isso é humanamente impossível! O seu tempo é organizado usado com sabedoria, por isso ela próspera, ela tem prioridades. 
    A diferença entre ter uma vida ocupada e uma vida produtiva é a prioridade. Então responda: Qual a sua prioridade?  Esse é um momento de reflexão importante, Marta estava ocupada, tão ocupada que não tinha tempo para ficar com o Mestre suas escolhas estava a afastando da vida e da felicidade. 

Pratique a palavra! Escolha a melhor parte! 

    Mude a forma como você se relaciona com o trabalho dentro e fora do lar NÃO EXISTE DUPLA JORNADA! A mulher cristã não tem uma vida divididas em seções, o trabalho no lar é a continuação da sua vida laboriosa, você não é duas mulheres em uma: a trabalhadora e a dona de casa, você é uma mulher única trabalhadora que honra a Deus com as obras de suas mãos.

    Não fique dividida entre o lar e o trabalho não existe nenhuma restrição bíblica sobre o trabalho da mulher.

    Tenha prioridades, organize seu tempo determine horários para suas tarefas e respeite a rotina que você criou. 

    Para a mulher que trabalha fora não acumule "coisas para fazer", distribua suas tarefas domésticas no decorrer da semana, ensine as crianças, mesmo as pequenas a colaborar com a rotina de limpeza e organização da casa parece impossível mais não é! 

    O mesmo vale para as mulheres que trabalham em casa, seus filhos não são pequenos imperadores que devem ser servidos, todos devem compartilhar das responsabilidades e cuidados com o lar. 

    Os maridos também podem e devem ser colaboradores dos cuidados com a casa, não é fácil convence-los disso, mas com paciência, amor e misericórdia conseguimos bons resultados. 

    Não leve trabalho extra para casa! Faça o possível para não acumular "coisas para fazer" essa frase é destruidora do sossego!

    Ninguém vai morrer se deixar louça na pia, ou roupa para lavar no dia seguinte. Se já esta tarde se esta ou doente cansada, relaxe e deixe para depois. 

    Não seja negligente em hipótese nenhuma com seu tempo de leitura devocional e oração "Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos." Provérbios 3:8

Para mulheres que desenvolvem trabalhos na Igreja e/ou Ministérios

    Você não é super crente! Então, esqueça o ideal de perfeição, o trabalho na igreja também gera cansaço e o esgotamento por isso, férias, repouso, descanso e um período de afastamento também são necessários para manter sua saúde física, emocional e espiritual. 

    O que também é comum acontecer com estas trabalhadoras se acostumar com as "coisas de Deus". Ler a bíblia, orar e está em contato com os outros irmão com o tempo torna-se coisas comuns e rotineiras por isso:

    Leia a bíblia devocionalmente. Com o tempo a leitura da Escritura que é sua  "ferramenta de trabalho" torna-se automática e laboriosa isso é um perigo!  Leia a Palavra com o coração aberto para ouvir a voz de Deus primeiro para sua edificação e aplicação pessoal, depois para edificação dos outros. 

    Ore. Entre em seu quarto ou em um lugar separado,tenha um tempo especifico com o Espírito Santo.
   
   Valorize a comunhão. Todo o tempo que passamos com a família de Cristo é maravilhoso, não perca o prazer de congregar. 

    Para todas as mulheres trabalhadoras, lembrem-se: você é muito mais do que uma casa limpa e/ou uma carreira e/ou um ministério, você é uma mulher necessitada da graça de Deus, lembre-se sempre disso! Você não tem que desempenhar vários papéis, o que te define é ser filha de Deus, isso muda tudo! 




"Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
pois atentou para a humildade da sua serva.."  






Fernanda Cruz


































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cuidado com a família